O Delírio

História

Os pequenos negócios normalmente se confundem com a vida das pessoas que neles mergulham de corpo e alma. Assim foi com o Delírio Tropical. Eles nascem de idéais bem definidos, acompanhados de pitadas de sonhos mais ou menos realistas e de enormes doses de obstinação, perseverança e obsessão. Nossa maior motivação no princípio foi tentar realizar algo que as pessoas estivessem inconscientemente desejando e não tivessem ainda se dado conta. A vontade de empreender foi diretamente proporcional ao prazer de acertar neste alvo. Não víamos o Delírio apenas como um negócio, mas sim como uma paixão. Sempre acreditamos que o lucro é decorrência de um trabalho bem feito. Se houver amor nessa proposta, o lucro virá com naturalidade. Hoje temos convicção de que não servimos só comida, mas também emoção e amor pelo que fazemos.

O Delírio nasceu de fora para dentro, quer dizer, da descoberta de uma necessidade do cliente para a qual ele ainda não se havia dado conta. Nasceu da carência que um de seus sócios fundadores observava no mercado de restaurantes do centro da cidade, em 1983. Na época comia-se em restaurantes tradicionais, sisudos e tipicamente voltados para o público masculino. A comida era substanciosa, o serviço era mais demorado e os preços não eram baratos. O consumidor era vencido pela mesmice e pela falta de opções. A mulher, cuja participação no mercado de trabalho estava no início de um crescimento explosivo, simplesmente não tinha onde comer. Deste panorama nasceu a nossa proposta culinária que elegeu a salada como prato principal de uma gastronomia mais leve, saudável e adequada ao nosso clima. O público-alvo eram as pessoas que trabalhavam e almoçavam diariamente no Centro e que perceberiam aos poucos os ganhos que teriam com essa proposta.

Falar em salada na época significava dizer alface, tomate e algumas poucas coisas a mais. Salada era um acompanhamento de menor importância dentro dos cardápios de então. Tivemos a sorte de criar um novo conceito de salada, a "salada-refeição", mais substanciosa e variada. A razão maior do sucesso deste novo produto foi criar misturas inusitadas e impensáveis para a época, usando carnes, peixes, cereais, grãos, frutas, laticínios, junto com verduras, legumes e tubérculos etc.

Da mesma forma, investimos muito na idéia do sanduíche inventado, cujo conceito também não existia na época. Visávamos o público mais apressado e disposto a comer em pé um sanduíche caprichado e criado por ele mesmo.

Além dessas novidades, pretendíamos também inovar na ambientação. Assim sendo, queríamos que as pessoas sentassem em qualquer lugar, mesmo junto com outras. A escassez de lugares permitiu que isso acontecesse e muitas amizades (e até casamentos) surgiram por conta desta informalidade. O Delírio virou ponto de paquera. A decoração, também inusitada, em muito contribuiu para transformar aquela hora do almoço num momento agradável e descontraido.

Por último, nos impusemos a viabilizar preços baixos que surpreendessem o cliente quando ele avaliasse a relação custo-benefício. De nada adiantariam essas descobertas e inovações se não gostássemos de trabalhar muito, de servir e de lidar com pessoas! Quando abrimos as portas não conseguimos suportar o movimento. Tivemos que contratar mais pessoas, ampliar espaços, comprar novos equipamentos e aprender muito rápido a administrar um furacão de exigências para as quais não estávamos absolutamente preparados. Erramos tudo que podíamos errar. Não éramos do ramo e não tínhamos a menor idéia das dificuldades que estariam por vir.

Para criar o Delírio alguns paradigmas muito enraizados em nossa cultura tiveram que ser vencidos:

Ser proprietário de restaurante naquela época era pejorativo, uma atividade para pessoas menos qualificadas. Havia uma disfarçada aversão por parte da sociedade aos pequenos negócios, considerados como atividades de menor "status" social. Trocar uma carreira por um pequeno negócio era uma aventura impensável para a época. Muitos empreendedores que na época tinham medo e vergonha de largar seus empregos e "status" sociais, nos confessaram posteriormente que o sucesso do Delírio os inspirou a realizar seus sonhos. O segundo paradigma dizia respeito ao comércio do Centro da cidade, cujo perfil era muito antigo, restrito e conservador, avesso portanto a inovações. Outro interessante paradigma a ser quebrado foi o da brasilidade do Delírio, que é uma de suas características mais marcantes. As pessoas não acreditavam que essa proposta não tinha sido copiada e trazida de algum lugar qualquer do 1º mundo.

O nome "Delírio Tropical" traduziu com precisão tudo o que sentíamos na época e em 04/01/1984, depois de muito sofrimento com obras e imprevistos, abrimos as portas ainda com muito improviso e muito por fazer. Muitos funcionários que fundaram esta empresa e passaram por toda esta agonia inicial, felizmente ainda estão conosco. Outros que se foram são amigos que até hoje temos.

Com a ajuda dos clientes, muitas saladas e pratos novos foram criados e muitas sugestões de melhoria foram implementadas ao longo desses anos. Esse modelo de restaurante foi se consolidando e se alastrando, e hoje em dia representa um típico e importante segmento da gastronomia carioca. Logo após o primeiro e conturbado ano de funcionamento, a sociedade ganhou um extraordinário reforço: Bernardinho e família. Com sangue novo pudemos abrir a primeira filial, à Rua do Rosário. A harmonia e coesão entre os sócios são fatores primordiais para os negócios darem certo. Temos de reconhecer que o nosso "casamento societário" não poderia ter sido mais feliz e produtivo. Crescemos mais por imposições do mercado. Nosso objetivo não é a expansão física, mas sim o aprimoramento da qualidade total e dos nossos funcionários, parceiros dessa aventura, e dos ideais de estarmos contribuindo para uma sociedade mais ética e mais justa. A impressão que temos a cada dia é a de que estamos começando novamente e que tudo está por ser feito, aprimorado e aprendido. Quanto mais avançamos mais percebemos quão complexa é a nossa atividade, quão ampla é a nossa ignorância e quão desafiador é o futuro.

Imagem Valores Básicos